Histórias de Meninas – A Menina do Totó Verde

A cidade grande sorria no andar descontraído da Menina do Totó Verde, desafiando a madeixa rosada caída ao lado da orelha direita, de olhos postos na ligeireza da cor neutra da saia comprida repuxada pela amostra da anca.

Nos pés de princesa, rentinhos à polida calçada, os frescos chinelos de enfiar no dedo com unhas pintadas de cores salteadas espreitavam o que se passava na estrada.

Pendia num dos ombros da blusinha de bolinhas salteadinha um cordão de algodão preso a uma singela bolsinha de pano escuro com uma garrida flor bordada.

A Menina do Totó Verde chegou à paragem do autocarro, olhou para mim e saudou-me com um doce sorriso de bom-dia sem hora marcada, brilhando na seda da pele do seu rosto miudinho, de laranjinha como poderia dizer o poeta, ou outro fruto, mas que se me afigurou de cristal, em cujo narizinho uma “anelzinho” de metal a uma narina se segurava. E o Alentejo de cheiro e sabor a maresia também lhe sorria com empatia.

Na magia daquele momento continuámos a olharmos-nos num secreto silêncio como alguém que já se conhecia e que há muito que não se via!…

Passou um autocarro; parou outro, e a misteriosa e encantadora Menina do Totó Verde perguntou-me e insistia gentilmente como quem chama por alguém: “Não entra? Não entra? Não entra?”

E…

Contrafeita com o meu: “Não, obrigada!”, a lente Menina do Totó Verde entrou sozinha, ficando a olhar para trás como quem se despede de um inesperado desconhecido, perguntando-lhe na inocência de uma criança : “Porque não vens comigo?!..”

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: