A Minha Aldeia e a Festa de Aniversário

Na minha aldeia festeja-se a Liberdade com a Música, trazendo alunos e professores à rua de cravo vermelho na lapela e instrumentos pesados, leves, de pés fixos, vestidos de meninas e de meninos, trilhando vários níveis de ensino, acariciados com dedos ou beijados com lábios de romã, ou vozes finas, percorrendo a história do campo, cantando para tornar mais leve a labuta e apressar o tempo, soando também a Zeca Afonso!

Na minha aldeia a orquestra é um abraço da arte, a dança das ondas tocando o céu no voo planado das gaivotas de olhos fechados como alguns espectadores escondidos sob os óculos escuros, a simbiose do silêncio da vegetação humana escutando o acordar da esperança na conjugada sintonia dos ecos dos dois maiores concelhos do país com o doce ondular do mar vivo do Norte…

E…

Pasmados de emocionados olhares dilatados sobre os pequenos-gigantes netos e bisnetos, ouvia-se antes do beberete como um assobiar saudoso da locomotiva perdida no tempo, deixando para trás as pegadas escondidas no ranger dos aposentados carris:

“- Aquilo foi uma coisa por demais! Os mocinhos e as mocinhas, ainda tão novinhos e já tocam daquela bela “manêra”, e os pequeninos cantam que é uma beleza! Eu nunca tinha visto uma cosia assim!”

” – Isto é como as pessoas, “comadri” – respondia o interlocutor. Cada um tem a sua riqueza e a “nã” me venham cá dizer que as artes são só para as grandes cidades! “Atão” não há gente boa em todo o lado?” Lá isso é que há, sim senhor!”

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: