A Menina Azul à Beira-Mar

Lá estava a Menina Azul num banco à beira-mar muito bem sentada, com a sua amiga muito descansada, depois de uma boa caminhada e de, lá longe, a velha voz do mar a ter chamado, e ela, imóvel, respondido-lhe:

“- Cheira-me à minha infância! Cheira-me à minha infância! Cheira-me à minha infância e à minha juventude! Este é o meu mar, o mar que ouvi, o mar que respirei, o mar que senti desde o dia em que nasci!” – proferira, saudosa e emocionada, inspirando prolongadamente, fechando os olhos!…

” – Eu adoro! Adoro!” – dizia a amiga-coração-de-África, encantada há muito com este pedaço de mar alentejano que a acolhera e à família, adotando-os como filhos queridos!

” – Esta é a cor do meu mar, um mar forte, um mar profundo, um mar-homem!” – continuava a Menina Azul, antes de voltar a dar corda aos atacadores dos ténis, e a amiga, os quais as trariam até à praia.

Praia de luz na transparência turquesa das suas águas, brincando com as ondas que arremessava aos pés das amigas, visitantes habituais, deleitando-as com as suas carícias, embalando uma jovem nadadora e dois homens, dispersos, fora de pé, e ela, no fulgor dos seus verdes anos, brilhando para além das bóias com a sua touca, quiçá coroa de sereia-rainha!…

A Menina Azul e a amiga percorreram a praia, e voltaram para trás, desprendendo-se, a custo, das delícias marinhas!

Mas…

Ainda usufruíam da sua beleza, no banco, de pernas estendidas e pés-croquetes, os de princesa na quietude e os outros, movimentando-se como se estivessem a coser à máquina, dando ao pedal, para a areia secar e ser mais fácil limpar, ambas fazendo pontos de pespontar na graça que ainda estavam a desfrutar, sorrindo para o dia em que uma ia caindo, por falta das costas completas do moderno banco, e… por que, mais uma vez, a outra, descontraída, calçava uma meia no avesso, desafiando a crença popular se seria sinal de presente, além do que um passarinho deixara cair, nessa tarde, sobre a sua blusa, perto do ombro…!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

