O Procópio, o Pirolito e o [H] Mudo

– Ó Procopiozito, posso dizer-te uma coisinha?

– Diz, Pirolitozito, mas… sê rápido, por favor, porque estou com pressa; tenho um compromisso e gosto de ser pontual!

– Sou rapidinho, sim, amiguinho Procopiozinho! Sabes porque é que a “muler” é diferente da “coler”?

– Pirolito, afinal ias dizer-me algo ou perguntar-me? Pronúncias incorretas, Pirolito; talvez nalguns contextos, excepcionalmente, sejam consideradas diferenças de falares regionais.

– Discordo, mestre Procopiozito-Amiguito!

– Já sabia, Pirolitozito-Amiguito! Tens um minuto para me esclareceres!

– É para já! Há “muler” com um [h] mudo, porque quanto mais caladinha, melhor a mulher fala, dizem as más línguas; e há “coler” com [h] surdo, porque com a correria dos tempos modernos já ninguém pega na colher a horas, nem as ouve; depois queixam-se de que têm o relógio biológico avariado, diz aqui o pensador Pirolito.

– Ah! Ah! Boa, Pirolito! Tenho de chegar a horas. Vou.

– Vai, sim, Procópio jeitosinho! Precisas de “cegar” a horas, porque estás cego de amores, ou pensas que não percebo por que vais sair tão penteadinho e perfumadinho? As minhas penas também pensam, e repensam!

– Volta-te para a gramática, Pirolito! Nos dígrafos “lh” e “ch”…

– Já sei, mestre Procópio! O [h] dá música às consoantes com as quais se acasala!

– Ah! Ah! Boa explicação, Pirolito, vinda de um papagaio falante e pensador. Atenta que os seguintes grupos de letras, os dígrafos: rr, ss, ch, lh e nh representam uma só consoante e simbolizam apenas um som.

– Cuidado com o [h] mudo, Procópio, porque ele tem voz de homem e honra na hora marcada… com… o feminino…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

