Histórias de Fantoches – A Mariana, 2.ª Página

mariana

A Mariana sentou a boneca, a Bibica, na cadeira de baloiço que o tio Paulo lhe fizera, abriu a janela, estendeu as suas mãozinhas para as gotas de chuva, sentiu as suas carícias com sorrisos, fez uma concha com ambas, esperou que ela a enchesse, lavou os olhinhos, o rosto e bebericou o resto.

– Que bom que é sentir-te no meu corpo, amiga chuva! Ainda bem que disseste à brisa para ir passear, senão borrifavas-me todinha como os repuxos da horta do tio João. Vais ficar por cá muito tempo?

– Não, querida Mariana! Só vim: regar os jardins; alimentar os campos, para as sementes crescerem e as raízes se saciarem; lavar a folhagem das árvores para respirarem melhor, porque estão cheias de poeira, e as casas, as ruas, as estradas; matar a sede dos animais; encher as barragens, para os homens terem água para todas as suas necessidades – respondeu-lhe a chuva.

– E vais passar cá o Natal? – perguntou a Mariana cheia de curiosidade.

– Não, minha linda e doce amiguinha! Tenho de viajar para outras partes do mundo onde também precisam de mim, mas ando sempre preocupada com a imprudência dos homens a conduzir, porque, se ainda estou a fazer o meu trabalho nas estradas, andam depressa, deslizam, provocam acidentes e culpam-me; se não apareço, aceleram ainda mais e o perigo é maior; uma preocupante tristeza! – explicou a chuva a chorar.

– Não fiques triste, amiga chuva! Não precisas de deixar que as tuas lágrimas caiam com força sobre as flores, porque magoas as suas pétalas, coitadinhas, nem que arrefeçam as pessoas que andam mal agasalhadas, nem que apaguem as fogueiras dos sem-abrigo! – suplicou a Mariana.

– Tens razão, Mariana! O melhor é limpar as lágrimas, senão causo danos e é muito injusto.

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

