Gente Boa da Minha Aldeia – A Vizinha Alentejana

Praia Dourada de Memórias, 2016

Nesta minha terra alentejana, é mais alentejano quem a enriquece com o doce canto do seu típico falar trazido do interior com toda a pureza de sentimentos expressos nas suas palavras, a espontaneidade pintada nos seus singelos gestos, a sua autenticidade acenando nos seus múltiplos exemplos.

A “Minha Vizinha” como sempre me tratou a minha vizinha do outro lado da rua quando abria a janela ao dia e me saudava, nos mais circunstanciais encontros todos recheados de experiências do laboratório da vida onde pensa, age e obtém resultados com o seu douto saber de escolhida pelo Céu, na franca partilha de quem traz o coração na mão!

Alegrei-me ao ouvir aquela familiar voz, acarinhando-me com a: “Minha Vizinha”, sorrido-me, olhando-me e à serena beleza da praia com a transparência do seu ser refletida nos seus óculos sob os seus claros cabelos encaracolados.

” – Ai, “Minha Vizinha”, que pena não ter estado aqui ontem. Foi cá uma festa, o banho 29! Até havia concertina!
Ninguém se metia com ninguém.
Havia uma grande mesa com melão e melancia para cada um comer à vontade.
Vieram os velhotes de (…)*; deviam trazê-los cá mais vezes; fazias-lhe bem!
Havia cabeçudos.
As pessoas de cá tinham aqueles fatos de antigamente; estavam bonitas e divertiam-se muito.
Para o ano, a “Minha Vizinha” tem de vir, com as meninas, que elas vão gostar.

Concordei, e antes de me retirar, fiquei a saber os benefícios da água salgada sobre ferimentos de pernas idosas e pé de diabético, inteligentemente usada por si em mesinhas, que geraram curas, e mereceram a exigência de técnicos de saúde sobre a sua singela e sábia obtenção.

Afastei-me, trazendo comigo a sua melodiosa voz e um grande e grato sorriso no “pêto”!

* a cidade vizinha

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

