A Petrinha e o Pedrinho – O Canto “do Co que”

Meninos no carrinho

– Ó Petrinha, podes explicar-me o que é o “co que”?

– Ó Pedrinho, está a falar português?

– Pois, Petrinha! Não sei, por isso pergunto-te! Há dias, ia a entrar na sala e ouvi…

– Pedrinho, desculpa, mas não me assustes! Quem proferiu tais palavras?

– Calma, Petrinha! Não foi ninguém da nossa família, descansa!

– Já imaginava, Pedrinho, mas… explica-te, por favor!

– Dizia eu, Petrinha, que ouvi na TV um importante Sr. dizer: “Do co que (ou coque) sabem”! A avó ia deixando cair o tabuleiro que trazia na mão, e eu fiquei mudo.

– Ó Pedrinho, tens a certeza que ouviste bem? E o Sr. seria português?

– Ouvi, sim, Petrinha, e foi isso que me fez pensar, mas… se ao “coq” o Sr. importante acrescentou: “sabem”, devia estar a falar na nossa língua, não te parece? Então e “coq” não é um galo no vocabulário da língua francesa?

– Vamos analisar a questão, Pedrinho. “Coq” é o que afirmaste, mas se for: “coque” significa, na mesma língua, casca de ovo, ou casco, de navio. Agora temos de traduzir a mensagem do tal Sr. importante.

– Já percebi tudo, Petrinha! “Do coq ou coque sabem” quer dizer que cantam de galo, mas ainda não sabem, porque sairam da casca do ovo, do “coque”, portanto são apenas pintos ou talvez frangos. O que é que achas?

– Ó Pedrinho, eu acho que te saíste muito bem na capoeira, mas… eu diria que: “Do coque sabem” é casco do navio da língua portuguesa a meter água, afundando-se e desonrando-a vergonhosamente, mais do que sabem!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

