Estórias de Meninas – A Menina das Tranças e o “Rolo” para o Cabelo

Menina

Um dia, o pai, muito zangado porque a filha das grossas e negras tranças se apresentara em casa sem elas, voltou-se para a menina mais nova, e disse-lhe:

– A sua irmã cortou as suas lindas tranças sem a minha autorização. Agora a menina vai cortar as suas, porque quem manda sou eu!

A menina das trancinhas castanhinhas fitinhas deu um pulo de contentamento, abraçou o pai, correu a comunicar a boa nova à mãe, que estava na cozinha, um espaço independente da “casa de família”, e apressou-se a ir ao popular e famoso cabeleireiro da sua aldeia.

Mas… a sua alegria encurtou-se como o seu cabelo, pois, não obstante tapar-lhe todo o pescoço, sentiu-se um tanto ao quanto despida.

Resoluta, pois não queria que os seus cabelinhos andassem espetados, e conhecedora dos truques das senhoras para andarem sempre penteadas e com a extremidade dos cabelos enrolados para dentro, agiu rapidamente.

Arranjou um pedaço de tecido velho, talhou um “chouriço” e coseu-o, exceto numa extremidade. Depois pediu licença à mãe para ir buscar areia branquinha a um medo (duna) próximo, e encheu-o, fechando-o com fortes pontos. Pôs nastros nas pontas e todas as noites agia como uma cabeleira especialista, prendendo o cabelinho no rolo, e atando-o no cimo da cabecinha para não cair.

De manhã, sem queixas de dores no pescoço, que nem os anos fizeram sentir, tirava-o, penteava-se e, com o cabelinho enrolado nas pontas, olhava-se para o pequeno espelho, sorria e deixava escapar um alegre e orgulhoso:

” – Linda!”

Passaram-se décadas e décadas, e ainda hoje a menina das trancinhas castanhinhas fitinhas mantém o nível do corte de cabelo e, mesmo pedindo à cabeleireira para o escadear ligeiramente atrás, preserva o seu estilo enroladinho para dentro, se bem que mais discreto!

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: