As Brincadeiras da Nita e do Nito – O Amigo Tristito

A Janela da Muralha

O Nito entrou no castelo sem a bola debaixo do braço, cabisbaixo!

A Nita foi ao seu encontro assustada e preocupada.

Nita – Olá, Nito!

Nito – Olá!

Nita – Estás doente?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Estás cansado?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Estás zangado?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Estás farto?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Estás revoltado?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Já sei, Nitito! Estás tristito!

O Nito não respondeu à amiga. Ela insistiu:

Nita – Queres sentar-te ali nos degraus e conversar?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Queres ir andar pela praia, deitares-te na areia e ouvir o mar?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Queres zangar-te comigo e mandar-me calar?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Queres ficar sozinho e cogitar?

Nito – Não, obrigado!

Nita – Então… toma esta caninha e escreve na areia, que eu leio e não vou contar a ninguém!. E… se quiseres, e… se for bom para ti, e… se te apetecer, podes dizer: Já não quero brincar contigo!
Toma-a, Nito!

Nito – Não, obrigado!

Nita – Queres brincar comigo? Mas… olha que a brincadeira é com esta pequena flor azeda, a sonhar que é um rio reluzente do riso a correr atrás do triste riacho, que está aqui ao pé de mim cabisbaixo…
Queres ver? Queres?

O Nito levantou a cabeça e respondeu negativamente à amiga!

Nita – Deixa lá, Nito! Tive uma ideia melhor: vamos comprar um gelado à D. Portela e comemos os dois, ou um pirolito para cada um. Anda!

Nito – Não tenho dinheiro; não trouxe. Desculpa!

Nita – Eu pago, Nito! Vamos?

Nito – Não gosto de pirolitos, Nita, é doce de menina! Preferia uma bolachinha americana.

Nita – Boa, Nito! Vamos à praia comprar. É só descermos as escadinhas; até podemos fazer uma corridinha. Aposto que hoje ganho eu! E… aproveitamos para lavar os olhos na bica da Santa Lúzia; vais ver tudo melhor, verás!

Nito – Verei, certamente, Nita, mas primeiro comemos a bolachinha! Obrigado, amiga!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

