O Secreto Amigo-Irmão!

Inverno em S. Torpes, 2016

Este é o mar que S. Torpes me pediu ontem à tarde para te entregar na voz do vento brincalhão, que me encheu de areia “por… demais”, mas recomendou-me que não era preciso vir a correr para ti como uma criança expandindo-se alegremente, porque, apressada como sou, podia cair um trambolhão!…

Cogitei, cogitei, e cogitei, mas… não percebi!

Achas, meu amigo e meu irmão, que as meninas não podem correr livremente e mostrar as coisas bonitas, e as boas, e as brincalhonas, e oferecer sorrisos aos meninos?!…

Achas, meu amigo e meu irmão, que os ramos floridos de perfumes, a que as crianças e os poetas chamam encantos da vida, têm de ser guardados todinhos num mealheiro?!…

Já cogitaste que quando o mealheiro se partir ou se abrir, espalha-se tudo pelo chão ou perde-se tudo no ar como um balão, e os meninos não brincaram com ele?
E… podiam ter brincado, e muito, e corrido, e sorrido juntos!

Achas, meu amigo e meu irmão, que me portei bem como o Santo disse?!…

Olha, eu não acho!

E… não gostei!

Queres saber porquê?!…
Porque há florinhas pequeninas com hastes grandes e fortes, que lambem o orvalho da manhã, que bebem a água das chuvas de todo o ano, que andam de escorrega nas tempestades, que descobrem sinais de primavera nas sardinhas das mãos grandes, que dançam no jardim da vida e expandem raios de terna alegria das suas pétalas, e que dão beijos cálidos de afetos, que parecem fantasia!
“Grandas” beijoqueiras!

Mas… se fosse o Sebastião da Gama dizia(-te): “O poeta beija tudo.”

Pronto!

Achas, meu irmão e meu amigo, que o vento, que também é um grande espertalhão, cogita que,
calhando os meninos não percebem estas coisas, nem os que têm coração de verão?!…
Grandes moços pequenos!

E… olha!…

Oh! Fugiu! É o que dá termos um amigo redondinho, quentinho e com muitos braços de polvo dourado, que gosta de se esconder nos colchões fofos das nuvens!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

