As Brincadeiras da Nita e do Nito – A Amiga Boa Noite!

A Janela da Muralha

A Nita chegou mais cedo ao ponto de encontro com o Nito, porque queria surpreendê-lo com um sonho que tivera, escrevendo-o.

Tirou o seu caderno e o lápis da sacola, e pôs mãos à obra…

A boa noite deu-me a “manita” e… lá fomos as duas para a caminha!

Adormecemos serenamente a olhar uma para a outra com um sorriso!

Mas… acordámos sobressaltadas, e a boa noite ainda fechou as estrelinhas dos seus olhinhos!

Acordei, e ela ainda dormia!

Preparei-me, peguei nela ao colo, encostando-a carinhosamente ao meu ombro como se fosse uma criança, e saímos!

Depois, deitei-a cuidadosamente no banco traseiro do carro, e abandonámos a nossa aldeia.

Quando passámos à praia de S. Torpes, a boa noite abriu novamente as janelas das suas estrelinhas, olhou para as ondas bailarinas, e chamou por ti, Nito, mais do que uma vez, mas adormeceu!

Chegámos a Porto Côvo, e quando saí do carro, a boa noite sentou-se às minhas cavalitas, porque queria acompanhar o passeio sem que nada lhe escapasse.

E… como a boa noite é invisível aos olhos dos outros e… leve como um floco de algodão doce, fiz de cadeirinha, e não me mexia quando ela deslizava os seus dedos de luar no meu cabelo!

Mas… a boa noite batia palmas sempre que olhava para o mar, e segredava-me:
” – Bonito! Bonito! Anda ver, Nito! Nito! Nito!”

Na verdade, a voz melodiosa do mar, o seu perfume e… particularmente a sua cor chamavam-nos, mas… não era preciso tanta insistência da sua parte!

Quando regressámos, a boa noite agradeceu-me, começou a pestanejar, e… adormeceu!

Peguei-lhe, subi as escadas e deitei-a no sofá!

Ah! E … no passeio, ainda me pedira para tirar umas fotografias: a primeira, para te situares na rota; a segunda, para te documentares por causa da história das “pesseguinhas”; a terceira, onde aquele sujeito se acocorou quando não devia, para que um dia eu te conte um episódio histórico, agora referenciado no misterioso vocábulo: “Palitosnobinas!”

E…

Daqui a pouco, Nito, se te demoras, quando o sol ficar laranja, bocejar e acenar com feixes rubros, a amiguinha boa noite terá de pôr o véu escuro, acender as estrelas, deitar as crianças, apagar as luzes e… contar histórias ao serão!

FIM

Satisfeita, a Nita fechou o caderno; nem dera pela presença do Nito, que se aproximara sorrateiramente.

– Nita, estás a fazer os deveres? – perguntou-lhe o amigo, arrancando-a àquele momento de prazer em que a sua imaginação voava para ele.

– Ai, Nito, que susto! Achas que faço aqui os deveres, neste caderninho? Nem pensar! Estava a escrever um sonho que tive contigo para te mostrar.

– Ai, Nita, assustas-te por tudo e por nada. Posso ler? – observou o Nito, curioso.

– Podes, pois!

O Nito pegou no caderno da amiga e começou a ler em voz alta; fazia pausas, mudava o tom da voz quando fazia de boa noite, olhava para a Nita e… riam-se!

Depois, fez uma pausa e retorquiu:

– A cabeleira da boa noite soltou-se do berço do mar ao som adormecido dos passos do seu querido Nito, e os seus braços espreguiçaram-se, cingindo o seu pescoço num bailado de carícias!
E… as conchas que trazia ao peito envoltas num véu cantaram um hino de ondas com dedos de dunas, e segredaram-lhe poemas vestidos de sorrisos com bordados de alegria!…

– Bravo, Nito! Que inspirado! Vamos jogar um bocadinho à bola? Já me doem as pernas de estar tanto tempo sentada!

– Obrigado, Nita! “Bora”, que também deves ter o assento gelado! Não te zangues, amiguinha; estou a brincar. Vais mostrar o sonho à professora? Devias, mas muda o meu nome, por favor.

– Boa ideia Nito! Vou pensar! Tenho de reler o texto e corrigir, mas… também acho o sonho muito giro! Passa-me a bola, se faz favor!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

