Na Sala de Aula com a Vitória e o Vivaço – O Reencontro da Bela Aavisah com o Cavaleiro Eurico, 2.ª Página

Contos de Criança

Vivaço – Minha doce Aavisah, porque tocais o meu rosto com as vossas sedosas e arrepiantes mãos?!… Parai, por favor!

A Vitória retirou as pontas dos dedos da cara do colega e afastou-se um pouco.

Vitória – Meu Garboso Cavaleiro, serenai! Estas minhas carícias são pó-de-arroz de cavalaria com mel de moirita, que vos transformarão num homem livre!

Vivaço – Livre, minha doce Aavisah?!… Mas… tenho muitas responsabilidades no reino!

O Vivaço, aproveitando-se da situação, segurara a mão da colega.

Vitória – Meu Galhardo Cavaleiro, largai a minha mão, por favor, assim, devagarinho, e escutai-me!

Vivaço – Perdoai-me, minha doce Aavisah! Refresquei o meu desejo, simplesmente! Estou atento às vossas palavras!

Vitória – Cavaleiro Eurico, olhai-vos ao espelho, por favor!

Vivaço – Eu, minha doce Aavisah?!… Mas… se vós sois tão bela, porque vou olhar para mim?!…

Vitória – Olhai-vos ao espelho comigo, por favor, Meu Galhardo Cavaleiro! Reparai! Tendes…

… a beleza do trigo a amadurecer no vosso rosto;

… a graça da brisa a esvoaçar no vosso olhar;

… a maré da inteligência a empreender nas vossas mãos;

… o mapa mundi para percorrer aos vossos pés;

… a mesa de iguarias para deliciar-vos à vossa frente ;

… a hora da escrita para reviver, imaginar, brincar, sempre;

… a biblioteca para aprender, cogitar e sonhar;

… a música do vosso peito, e a da natureza para escutar;

… a harmonia da vida a convidar-vos para ser feliz;

… a claridade da manhã a brilhar no vosso sorriso;

… um jardim de bem-me-te-queres para desfolhar;

… a mão das meninas para apertar;

… uma praia imensa para cavalgar!

E… tantas coisas que gostais de fazer e que vos dão prazer!

E… se a vossa generosidade estiver acima de tudo isso, guia-vos por pensamentos de amor!

Vivaço – Minha doce Aavisah, estou sensibilizado! Fá-lo-ei! Quero voltar à minha boa forma física, pôr a minha armadura com ligeireza, desembainhar a minha espada sempre que quiser, meter esporas ao cavalo a alta velocidade em todo o terreno e alcançar metas!

Vitória – Ide, ide, Meu Galhardo Cavaleiro Eurico! Não vos rendeis! Sois corajoso! Dai o vosso grito de liberdade! Começai a redigir os vossos direitos e afixai-os! Ide à luta! Reconquistai a vossa dinâmica, para estardes pronto para vencer todas as lutas!

Vivaço – Obrigado, minha doce Aavisah! Irei! E… espero-vos para o nosso passeio ao castelo de Sintra!

Vitória – Orgulho-me de vós, Meu Galhardo Cavaleiro! A vida é hoje e a premonição de serdes feliz só se concretiza se ouvirdes e cuidardes do vosso corpo!
E… lembrai-vos da felicidade que proporcionais aos outros!

A Vitória pôs-se de biquinho de pé e aproximou-se, hesitante…

Vivaço – Obrigado, minha doce Aavisah! Que fazeis?!…

Vitória – Beijo os vossos cabelos com carinho confiante, e seguro as vossas mãos com força, a vossa e a minha, Meu Galhardo Cavaleiro!

Vivaço – Mas… doce Aavisah, deixai-me…

A colega afastara-se, rosada, mas determinada na voz.

Vitória – Cavaleiro Eurico, deixo-vos esta missão especial: cuidai bem de vós! Honrai-a e a todos: presentes, saudosos e a vós mesmo!
Sabeis onde estou! Levantai os vossos olhos e ver-me-eis transformada numa estrela, sorrindo, cantando e dançando para vós, e brincando convosco, principalmente quando o céu estiver nublado! E… escrevei, escrevei sempre, porque respirais mais fundo!

Vivaço – Obrigado, minha doce Aavisah! Posso tocar no vosso rosto?

Vitória – Perfumemo-nos com uma breve carícia de Bom Dia, Meu Galhardo Cavaleiro!

Vivaço – E… com a sintonia de um sorriso, minha doce Aavisah! Até um dia!

Choveram aplausos na sala de aula!

A Vitória e o Vivaço agradeciam com vénias, ela muito corada, ele hilariante!

Professora – Parabéns, Vitória e Eugénio! Sugiro que comecem a compilar estes textos; talvez a encenadora do nosso teatro as leve ao palco, de preferência com os seus autores, depois de instruídos na arte de representar.
Futuramente, os alunos poderão apresentar trabalhos de grupo, como sucedeu hoje, à quarta-feira, integrando-os na última hora, os quais apreciarei e cotarei posteriormente como complemento às notas de aproveitamento obtidas nos testes.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

