A Menina Azul – O Camuflado Mercado Municipal

Chafariz no Coração do Alentejo, 2015

A beleza e a riqueza de Portugal continuam a ser irresistíveis atrativos para os estrangeiros.

Um Sr., de mapa na mão, perguntava a uma jovem alentejanita numa tentativa de pronúncia da nossa língua: “Mercado Municipal?”

A trigueirinha, no uso de um perfeito sotaque do seu dialeto, indicava o trajeto, adornando as suas palavras com mímica – só percebi que seria para voltar à direita…

Continuei o meu percurso. Avistei, ao fundo da rua, o Sr. estrangeiro, já distanciado da companheira, entrando por uma via oposta ao que eu percebera, e desapareceu.

Mais à frente, talvez tendo saído por outra rua que o posicionou em vantagem em relação a mim, já próximo de uma rotunda, sem o mapa na mão, o turista caminhava, desalentado, no escuro dos seus objetivos.

Apressei o passo e aproximei-me, explicando-lhe, em inglês, que não sabia indicar-lhe o caminho, pois não vivia naquela cidade, mas pedi-lhe para esperar um pouco, porque iria perguntar a outra jovem que eu avistara.
A Sr.ª estrangeira, que se aproximara, agradeceu-me, antecipando-se ao companheiro.

Não cheguei a abordar a pessoa que pretendia, pois deparei-me com um apressado cidadão, a quem pedi ajuda.
Acatei, agradeci e transmiti a explicação, pensando para mim que, àquela hora, provavelmente o Mercado estaria fechado.

Já longe, o informador olhou para trás e disse: “Capela dos Ossos!”

Sorri, considerando que o entendedor dos caminhos da sua cidade percebia perfeitamente que o: “Mercado Municipal” era, nada mais, nada menos do que a referência para a eventual visita àquela relíquia, localizada em frente – quem sabe, sabe!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

