Gente Boa da Minha Aldeia – O Príncipe Dourado e a Viagem no Tempo!

Barco Branco 8, 2012

Era um princípe dourado já com barba à volta do seu sorriso rasgado!

Eram uns óculos de olhos rasgados, risonhos e sábios, refletindo luz para todo o lado!

Era um tenor falando baixinho palavra e palavra com sentido e significado de quem olha à volta, pensa, está bem acordado!

Eram fortes saudades do coro, mas o grito acordado da voz, dando pés de dança com as nuvens, pasmando os pássaros, encantando todas as idades, babando de pais a avós!

Era um percurso entusiasmado por tempos passados nas bocas da mãe e da amiga com um papagaio à janela, bolos fofos e tortas longas no supremo asseio perfumado e doce, acompanhado do fartos sorrisos, sempre esperado!

Eram memórias de dias e de noites longas, mas seguras em que os habitantes e os turistas passeavam, divertiam-se e nada temiam!

Era um passeio pela praia com restaurantes, barracas e toldos coloridos, passadeiras de madeira, e o cheiro tenro e o gosto doce da bolachinha americana!…

Eram criativos concursos de construções na areia, e a eterna saudade da desabitada casa nos Penedos, temor da mãe-protetora de alguma vaga a entrar na sala, ou de o vento a abrir uma namoradeira janela!…

Era uma viagem à terra vizinha, palácio de estudantes com mestre de literatura e livros de Manuel da Fonseca na estante!

Eram memórias de uma menina com a mãe com agasalhos de vento e corpos encostados um ao outro, perseguindo a pé, junto à ciclónica costa o barco-casquinha de noz, que o pai conduzia, que ora se vi, ora desaparecia e cujo mastro se mostrava, quando a desesperada menina por ele chamava!…

Era uma promessa que ficava firmada com o príncipe de barba dourada, a linda mãe e a amiga para um passeio pela costa, vigiando as escorregadias nascentes num dia de maresia, em que com óculos não se vê quase nada!…

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: