O Procópio e o Pirolito – As Armas e as Vitórias

Menino Desenhor

Pirolito – Ó Procópio, para onde levas as armas da terra do Gama? A majestade do Pontal? A grandeza dos Castelos, a impenetrabilidade das Amarelas?

Procópio – Para um trabalho de História, já se vê, Pirolito! Ainda falta algum tempo para as celebrações do Município, mas a professora insiste na preparação prévia e…

Pirolito – Já sei, Procopiozito-Amiguito, queres ganhar um bom lugar na apresentação. Adivinhei?

Procópio – Seria bom, Pirolitozito-Amiguito, mas sabes que gosto de fazer tudo bem feito, com os pés no chão!

Pirolito – Sei, pois! Mas, neste caso, vais gastar muitas solas, porque terás de andar muito, e para trás, por caminhos pedregosos, sem calçada, a não ser que…

Procópio – Ah! Ah! Muito bem observado, Pirolito! Há poucos papagaios tão inteligentes como tu! Desculpa ter-te interrompido! Dizias tu, meu amigo…

Pirolito – Muito obrigado pelo elogio, Procopizito-Grande Amiguito! Ainda bem que reconheces as competências do meu bico! É justo! Mas… dizia eu… a não ser que a viagem no tempo seja através do espaço, contudo… para isso, tens de montar um cavalo alado. Talvez a pedrinha branca que gostas de trazer no teu bolso se transforme e… te leve!

Procópio – Pirolitozito-Grande Amiguito, tens grandes ideias, mas a minha pedrinha guarda as memórias e as lições dos meus antepassados, bem como o calor dos corações das mulheres que os fizeram felizes e ajudaram ao logo das suas vidas!

Pirolito – Mais uma razão, Procópio! Quem me dera ter uma herança dessas, mas só me restam, além da inteligência, claro, o bico e as coloridas penas!

Procópio – Não sejas tão modesto, Pirolito! Pensando bem! Vou à biblioteca e ao museu recolher dados! Farei uma boa pesquisa!

Pirolito – Boa ideia! Vou contigo, Procopiozito! Tu tens uma inteligência ágil e um coração palpitante pela tua terra e por Portugal, mas sabes como sou atento; tornar-me-ei, pois, uma boa ajuda!

Procópio – Muito Obrigado, Pirolitozito-Amiguito! Vamos pôs os nossos olhos neste nosso mar, que é a nossa História, com voos de gaivota e força de vento!

Pirolito – Bora lá, amigo! Desculpa a linguagem, mas quando fico sozinho e vou à janela, aprendo umas coisas com outros miúdos! E olha que são bem giros e divertidos, eles e elas! Acho, até, que, além de livres no linguajar são muito felizes!

Procópio – Conheço alguns, Pirolito e gosto muito deles! A avó Bina é que tem razão quando diz que: “A felicidade não está no que se tem, mas no que se é e como se aprende a viver!”

Pirolito – Muito bem! Os cabelos brancos da tua avó brilham de sabedoria! Se não houvesse tanta gente a tingi-los, isto estava melhor.
Já posso instalar-me no meu poleiro preferido, o teu ombro?

Procópio – Podes, sim, Pirolito! Cuidado com a língua! A minha mãe que não te ouça, nem a tia Lia, que estão a ficar… louras!

Pirolito – É da idade, Procópio! Vamos! E… depois deste trabalho para a escola, e de conquistada a sua vitória, escreve os teus sonhos pela tua mão, respira a paz, vence tudo e todos, Procópio! Tu és capaz!

Procópio – Obrigado, Amigo Pirolito! Fá-lo-ei como quem cuida de uma seara, para que o trigo cresça e amadureça!

Pirolito – Procópiozito-Amiguito, desculpa, mas agora vou concentrar-me na paisagem, principalmente na humana, que me parece a mais rica: nas formas, nas cores e nos humores, diversificada, quero dizer, porque isso de ser rica tem muito que se lhe diga…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

