Na Sala de Aula com a Vitória e o Vivaço – A Joana Brincalhona e o João Sabichão, 3.ª Página

Contos de Criança

Joana Brincalhona – No mar, estava… um barquinho todo branquinho!

João Sabichão – É normal!

Joana Brincalhona – Sim, menino racional! Mas, uma nuvem afastou-se, e… o barquinho e o mar estavam a brilhar!

João Sabichão – É normal! As nuvens não são estáticas, menina brincalhona!

João Sabichão – Já sabia, João sabichão! As nuvens, se foram da cor da neve, parecem claras em castelos com princesas, príncipes, mouritas, animais e tudo a passear no céu!

João Sabichãol – Muito bem, Joana da imaginação! E?!..

Joana Brincalhona – E…

João Sabichão – Ainda se fossem os pássaros azúis, sempre a música era outra!
Eu sou descendente de músicos e de peritos em manejo de armas.
Enfrento tudo!
Luto pelo que devo e acredito!
Venço!

Joana Brincalhona – Que “trabalhêra”, João Sabichão! É por isso que andas com um ar tão cansado!

João Sabichão – Impressão tua! Coisas de menina! Faço tudo como se lhe estivesse a escrever-lhes longas cartas, ou melhor, um livro, mas com desenhos dos passos do menino e com pegadas do homem que me tornei!

Joana Brincalhona – Que modesto, João Sabichão!

João Sabichão – Obrigado, justa Joana! Ainda bem que reconheces!

Joana Brincalhona – Pois eu, João Sabichão, no dia em que eu nasci, já era muito amada! E… ao contrário do poeta, perante a pergunta:
– Tens muito que fazer?!…

João Sabichão – Com a tua licença, Joana brincalhona, e sem conhecer o tal sujeito, nem o que terá dito, respondo-te:
– Tenho imenso que fazer! Nem poderei estar muito mais tempo aqui a conversar! Combinei coisas com pessoas giras, e… ainda tenho de ir aprender muitas coisas com a Sr.ª Professora. Quero sair dessa terra um verdadeiro sabichão com tudo na ponta da língua!

Joana Brincalhona – Eu, Joana Justina, responderia ao distinto sujeito, o grande poeta e professor Sebastião da Gama, não o que ele disse:

“- Não! Tenho muito que amar!”

Mas:
– Sim! Mas tenho muito mais que amar!
Deixo o caminho gasto onde nascem pedras! Não, não vou por ali!

João Sabichão – Espera aí, Joana espertinho! Então essa conversa não é do outro poeta e professor, o Régio?!…
Também aqui o João sabichão, irmão gémeo do Eugénio Vivaço, recomeço sem angústia e sem pressa! E… sou homem sinalizado pela obrigação de: crescer sempre, viver com o pulsar do mar no meu peito, oferecer pétalas sorridentes das flores dos valados a todas as saias…

Joana Brincalhona – Muito bem, João sabichão! Mas eu, Joana Brincalhona irmã gémea, mas não igualzinha à Vitorinha, que é mais… estudos, bebo o orvalho da manhã pelo cálice da felicidade, saúdo a vida com um sorrisos salpicados de melodias de alegria…

João Sabichão – Ó Joaninha engraçadinha, estou pasmo! Mas…

Joana Brincalhona – Desculpa, Joãozinho pasmadinho, mas agora não posso. Olha!

João Sabichão – Estou a olhar, e… nem te digo o que vejo mesmo ali à minha frente…

Joana Brincalhona– Pois! Pois! Tens muito que fazer, já sei! Mas, primeiro, olha para o que te vou dizer:
Era a manhã!
Era o dia que nascia!
Era o teu rosto que sorria!
Era o teu ombro que mexia!
Era a tua caneta que escrevia!
Era eu sem saber o que fazia!
Eras tu à espera do Bom Dia!

João Sabichão – Ah! Ah! Ah! Aonde é que vais com tantos era, e um eras?!… Não tínhamos ficado no… “E…”?!…

Joana Brincalhona – Não vou! Estou a ouvir telefonia na minha imaginação, e a cantarolar uma espécie de poesia!

João Sabichão – Bem me parecia, Joana espertinha! E… naquele dia?!…

Joana Brincalhona – E… naquele dia, as nuvens depositaram um balão muito branquinho e gorduchinho…

João Sabichão – Ó Joana brincalhona, tens a certeza de que era um balão muito branquinho e gorduchinho, e não uma bola de futebol no bico de uma águia?!…

Joana Brincalhona – Tenho, João sabichão! Era mais parecido com o palhacinho do Carnaval da terra dos Caramujos!…

Os oradores fizeram uma pausa e entreolharam-se, sorrindo, e uma explosão de palmas encheu a sala!

Professora – Muito bem, Vitória e Eugénio! Parabéns!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

