Gente Boa da Minha Aldeia – O “Ti´ Manel”

Barco Branco 8, 2012

O “Ti´ Manel” já não espera pela moçada sentado ao volante da camioneta da carreira, olhando pacientemente para o relógio, esperando por quem falta para poder partir e levar os estudantes do ensino secundário para a escola da cidade do Manuel da Fonseca.

Abeirei-me dele e cumprimentei-o com alegria, pois não o via há anos! Apressou-se a contar-me, sorrindo, reconhecido pela oportunidade:

“- Ainda estive dois anos a gozar a reforma, tratando do campo, como já fazia quando tinha a minha profissão! Agora já não posso! – dizia-me serenamente, adaptado à sua realidade, mantendo o seu sorriso, apontando para o equipamento do oxigénio!
Mas daqui estou bem; não posso com uma garrafa de água! O que é a vida, mas o meu filho ajuda-me!”

No seu rosto brilhava a alegria e o carinho ao referir-se ao bondoso filho. Era uma alegria pura, sem marcas de mágoa com a vida pela sua limitação física.

” – O pior é esta dor nas costas. Vamos lá a ver se eles hoje me livram dela “- dizia-me, otimista!

Olhei para a sua mão onde guardava a senha.

” – Sou o 99! Não! O 90!” – constatou.

“- Já passou a sua vez, Sr. Manuel!” – salientei.

Levantou-se e encaminhou-se para o atendimento sem qualquer dificuldade como quem leva um filho obediente pela mão.

” – Tudo de bom para si e para os seus!” – repetia, olhando para trás. “É por causa da conversa!” – ainda o ouvi justificar à simpática profissional que o atendia, também ela da nossa aldeia!

Afastei-me com calorosos votos de melhoras, manifestando a minha alegria pela nosso encontro, curvando-me com admiração pela sua forma de encarar a vida, e grata pelas sua compreensão para com os estudantes, que lha retribuíam com a sua estima, desejando sempre que ele estivesse de serviço, como ecoava na minha casa, sobretudo à mesa do pequeno almoço…

Há pessoas que fazem parte da nossa vida, embora não o saibam, que merecem sempre a nossa admiração, respeito e estima; o Sr. Manuel é uma delas! Obrigada, Sr. Manuel!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

