A Cidade Amarela – Reencontros

Saudades da Cidade Amarela, 2011

A cidade amarela preserva a saudosa magia no silêncio das paredes, percorrendo as ruas nuas de rostos ausentes e a folhagem adormecida da tímida amanhã primaveril.

Um recanto do mercado cheira a ribeira da minha aldeia, fresca e colorida de pescadores descarregando o precioso pescado de prata na azáfama da minha memória.

Quase à frente, ao lado de um “talhão” de produção pessoal de um casal idoso, arrancada cuidadosa e amorosamente da terra, a banca natural da minha amiga de cabelos de ouro, rigorosa conhecedora e zeladora da saúde! – festejámos o momento com um grande abraço.

No lado oposto, a formação académica via ensino e a experiência do bem-estar físico expõe delícias de frutos secos, cristalizados, e outros, em enormes frascos guardados, e pesa, empacota, gentil e educadamente os gulosos e insaciáveis pedidos dos clientes!… – parabéns pela vitoriosa iniciativa!

Cumprimenta-me e sorri, na certeza de que o meu rosto lhe é familiar, sem me situar, por instantes… Mas foi a menção da filha, da esposa, das suas dicas técnicas que lhe avivaram a memória!

Saí com sorrisos pelo bom ambiente, pelo reencontro com a terra, o mar, o desporto, a amizade, a moda, até, mas sentindo o doloroso gemido de perda dos costumes e da cultura nas bancas vazias abandonadas num espaço esquecido cujos produtos ocupam na atualidade as prateleiras dos supermercados…

Na biblioteca respira-se o habitual bom acolhimento perfumado de cultura bordado de apelativas, salutares, e interessantes iniciativas, mas… a minha querida amiga não estava…

Deixou o meu olhar preso às saudosas árvores despidas do parque com um. “Até já!”

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: