A Cidade Amarela – Reencontros

Saudades da Cidade Amarela, 2011

A cidade amarela preserva a saudosa magia no silêncio das paredes, percorrendo as ruas nuas de rostos ausentes e a folhagem adormecida da tímida amanhã primaveril.

Um recanto do mercado cheira a ribeira da minha aldeia, fresca e colorida de pescadores descarregando o precioso pescado de prata na azáfama da minha memória.

Quase à frente, ao lado de um “talhão” de produção pessoal de um casal idoso, arrancada cuidadosa e amorosamente da terra, a banca natural da minha amiga de cabelos de ouro, rigorosa conhecedora e zeladora da saúde! – festejámos o momento com um grande abraço.

No lado oposto, a formação académica via ensino e a experiência do bem-estar físico expõe delícias de frutos secos, cristalizados, e outros, em enormes frascos guardados, e pesa, empacota, gentil e educadamente os gulosos e insaciáveis pedidos dos clientes!… – parabéns pela vitoriosa iniciativa!

Cumprimenta-me e sorri, na certeza de que o meu rosto lhe é familiar, sem me situar, por instantes… Mas foi a menção da filha, da esposa, das suas dicas técnicas que lhe avivaram a memória!

Saí com sorrisos pelo bom ambiente, pelo reencontro com a terra, o mar, o desporto, a amizade, a moda, até, mas sentindo o doloroso gemido de perda dos costumes e da cultura nas bancas vazias abandonadas num espaço esquecido cujos produtos ocupam na atualidade as prateleiras dos supermercados…

Na biblioteca respira-se o habitual bom acolhimento perfumado de cultura bordado de apelativas, salutares, e interessantes iniciativas, mas… a minha querida amiga não estava…

Deixou o meu olhar preso às saudosas árvores despidas do parque com um. “Até já!”

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

