A Pagizinha de Cama

A Pagizinha

Um dia, a mãe da Pagizinha ligou-me. A menina estava adoentada, de cama. Pedira para me chamarem.

Fui visitá-la de imediato.

Estivemos sozinhas no quarto durante bastante tempo.

De vez em quando, a minha afilhada, não obstante estar febril, oferecia-me uma pipoca, mas eu preferi deixá-la ir saboreando quando lhe apetecia, se bem que a sua preferência fosse bebericar água.

Também se deleitou com a tacinha de gelatina que lhe levei, e um pouquinho de chocolate preto.

A Pagizinha falou-me sobre a sua escola, apesar de não se encontrar com energia para manter a conversação habitual, mas foi assertiva quando me disse:

– Estou muito feliz por ter ficado na minha escola. Eu gosto muito!

Falámos sobre as camas, os colchões fofos da atualidade e os de outros tempos, e fui saciando a sua curiosidade relativamente à televisão, aos telefones, à inexistência de telemóveis… e ela concluiu, com o seu primeiro sorriso:

– Ainda bem que eu não nasci nessa altura! Gosto de ver televisão, e a cores!

Também manifestou a sua preferência pelas bonecas, e respetivas chuchas, umas filhas que lhe dão muito trabalho, mas que se portam bem.

Estava desejando de ter uma oportunidade para começar a contar histórias da minha memória e da minha imaginação, mas… a Pagizinha escolheu um livro de que gosta muito: 12 Princesas Bailarinas, o que não me surpreendeu, pois sempre manifestou o seu apreço pela dança, nomeadamente o balé, que acredita aprenderá um dia!

A história, sobejamente conhecida pela Pagizinha, era-me transmitida antecipadamente, bem como a descrição das imagens. Mas, ela ia comentando, revelando a sua indignação pelas atitudes maldosas:

– Eu não gosto nada de pessoas más!- repetia! Nem de ladrões, que também são maus!

Acabámos por falar de coisas agradáveis como a escola, a sua culinária com a mãe, as suas filhas, e… quando saí a minha afilhada-amiga estava mais serena e bem-disposta!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

