A Visita de Natal da Pagizinha

A Arte da Pagizinha, 2015

A visita de Natal da Pagizinha à minha casa ocorreu quando já se festejavam os Reis!

A cintilante Árvore de Natal, o Presépio, as restantes decorações alusivas à época festiva e a mesa posta esperavam-na!

A mãe anunciara-me telefonicamente que ela iria subir. Acorri para a porta, expectante!

A Pagizinha surgiu na minha frente vestidinnha de vermelho com um casaquinho de meia manga, de cor neutra com umas esparsas bolas; no seu lindo e brilhante cabelo comprido, uma rubra fita de cetim ostentava um laço acima da testa, inclinado para o lado direito, refletindo-se no tom dos seus lábios donde sobressaia um enternecer sorriso.

Na mão trazia um enorme saco de papel dourado, que me entregou, dizendo-me:

– Toma! É para ti! Fiz eu sozinha!

Agradeci-lhe com toda a ternura do meu coração.

O presente era esta magnífica peça artística, obra da sua autoria num dia em que entretinha o seu mal-estar físico com a sua imaginação e moldava esta escultura, representando-me, tendo surpreendido os pais com a obra nascida num silêncio adoentado – fizer outra, mais pequena, ela, oferecida ao pai.

Fiquei emocionadíssima e simultaneamente encantada com tamanha maravilha!

Descreveu-me a peça, tendo apontado duas particularidades, que podem ser observadas:

– Isto são as maninhas! O chapéu era de uma coisa da minha mãe, mas eu pedi-lhe! Cuidado para ele não cair! Mas posso pôr outra vez!

Chegou a minha vez de entregar-lhe o presente de Natal que estava a descansar à sombra da Árvore, e que eu já vira bocejar, cansado de tanto tempo de espera!

A minha amiguinha abriu o embrulho, curiosa. Depois exclamou, eufórica:

– Eu adoro este livro! Como é que tu sabias?!… Tens o meu cérebro na tua cabeça?!…

Respondi-lhe que a conhecia muito bem, e que, quando olhei para o livro, já sabia que ela iria gostar muito, pois tinha muitas sugestões, que ela poderia desenvolver nos seus trabalhos manuais.

– Tenho magia nas minhas mãos; faço truques. Eu sou esta, sou aquela! – acrescentou com um sorriso de orelha a orelha!
Vou fazer uns bonequinhos de barros como estes que tens aqui!

Fomos lanchar! A Pagizinha gostou de tudo, e fez-me uma confidência relativamente a um truque seu na receita dos biscoitos, mas… não posso contar a ninguém!

De seguida, tirei-lhe umas fotografias, que ficaram como ela é: lindas!

A Pagizinha, mais à vontade, ia-se aproximando das decorações que lhe chamavam mais a atenção, e partilhava a sua opinião:

– Adoro a tua Árvore de Natal com estes bonequinhos aqui! – referia, apontando para as miniaturas de madeira. E do sino!

Voltou para a sala, olhou para o Presépio, atentamente.

– Como é que puseste aqui o Menino Jesus? – perguntou-me, tocando-o delicadamente. Gosto!
E prosseguiu:

– Eu sou de Jesus! Vou à igreja com os meus pais. Tenho a minha Bíblia! Eu amo os meus pais! Gosto de pessoas que fazem muito bem! As outras fazem-me dores de cabeça; enervam-me, mas enfrento o medo, e pronto!

Também partilhou comigo as suas preocupações de mãe:

– As minhas filhas portam-se bem, mas a Rosita tem febre; é da vacina da meningite!

Percebendo que a hora do jantar se aproximava, disse-me:

– Se calhar é melhor eu ir-me embora, porque gosto de estar em casa quando o meu pai chega do trabalho; e depois ele sente a minha falta!

Concordei, se bem que a mãe ainda não tivesse avisado que ela podia descer.

Contactei a minha vizinha-amiga, e acompanhei a Pagizinha à porta, tal como ela faz sempre que vou a sua casa.
Ela levava consigo o saco, e o livro envoltos numa alegria única, que selámos com um dos nossos abracinhos!

Ter uma afilhada-amiga do coração é uma grande felicidade! Muito Obrigada, Querida Pagizinha!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

