Histórias de Fantoches – A Ritinha, 3.ª Página

A Ritinha

A Ritinha saiu do carro do avô mesmo ao pé da passadeira. Antes de atravessar, olhou para um lado e para o outro para se certificar de que não vinha nenhum carro.
Quando chegou ao pé do portão da escola, a Ritinha olhou para trás, fez adeus ao avô, que tinha o carro estacionado no outro lado da rua, e quando se voltou viu um Sr. idoso numa cadeira de rodas, que fazia muita força, mas não conseguia sair do mesmo sítio, porque a roda da cadeira estava presa numa grelha da estrada, e ela foi apressadamente pelo passeio em seu auxílio.

– Bom dia! Posso ajudar? – perguntou a Ritinha.

– Bom dia, menina! Agradeço, mas acho que tu não tens força, deixa estar! – respondeu o Sr. com um sorriso triste.

– Consigo, consigo! O Sr. quer ver? Eu tenho muita força. Eu ajudo-o!

Antes que o Sr. tivesse tempo de responder-lhe, a Ritinha empurrou fortemente a cadeira, e a roda ficou no alcatrão, tal como a outra.

– O Sr. ficou emocionado, limpou uma lagriminha que deslizava pelo seu rosto, e disse-lhe:

– Muito obrigada, menina! Que Deus te abençoe! E continua a ajudar quem precisa de ti! Hás de ser uma grande mulher! Vai para as aulas, porque a campainha já está a tocar.

– Isto não custou nada! E agora o Sr. já pode deslocar-se. Desculpe, mas tenho de ir. Desejo-lhe um bom dia!

– Bom dia, menina! Não me disseste o teu nome.

– Rita! E o Sr., como se chama?

– Eu sou o Florindo; Florindo da Luz, ao teu dispor!

– Adeus, Sr. Florindo da Luz – despediu-se a Rita, enquanto transpunha o portão da escola.

– Adeus, Ritinha, e muito obrigado!

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

