Histórias de Fantoches – A Ritinha, 2.ª Página

A Ritinha

Durante o percurso para a escola, a Ritinha não se calou; falava sobre: o galaró que a acordara antes do sol nascer; a paisagem verdejante com as ovelhas a pastar, o mar que se avistava ao longe, os carros apressados para entrarem na cidade, as pessoas a circularem pelas ruas movimentadas. E, de vez em quando, o avô vi-a erguer o braço para cumprimentar quem passava, principalmente as pessoas que atravessavam as passadeiras.

– Ó Ritinha, mas tu falas a tanta gente! Conheces as pessoas ou queres dar-lhes os bons-dias, só por que estás contente? – perguntou o avó com um olhar muito terno e com uns lindos dentes a brilhar debaixo do seu bigode farfalhudo.

– Ó avôzinho, claro que conheço! Olha: aquela Sr.ª do avental com uma alcofa à cabeça é a Tia Adelaide, que vende fruta na praça; o rapaz do boné é o irmão da minha colega Zezinha, o Gilberto, que trabalha na loja dos brinquedos; a Sr.ª apressada, que sorriu muito, é a empregada da papelaria, a Preciosa; o Sr. do cão vende castanhas à porta da escola, é o Eusébio; a rapariga do fato de treino é a professora da natação, a Dália; o Sr. do chapéu é o jardineiro dos Tempos Livres, o Sr. Jacinto…

– Já chega, Ritinha! Já percebi que conheces muita gente, querida!

– Mas avôzinho, também fiz adeus ao Sr. Zé do Talho, à D. Tina da cantina, à D. Helena, que é a empregda mais querida da escola, a mais amiga dos meninos todos e a mais boazinha e…

– Chegámos, Ritinha!

– Até logo, avôzinho! – despediu-se a Ritinha.

– Até logo, Ritinha! Porta-te bem e presta atenção a tudo o que a Sr.ª Professora ensinar, está bem?

– Sim, avôzinho! Podes ir descansado, que eu porto-me bem. Hoje vou divertir-me no recreio a jogar ao berlinde com o Gabriel e o José. Depois conto-te tudo! Diz à avó Maria Rapariga que gosto muito dela, e de ti também, avôzinho!

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.