Poupar nas Palavras

Reflexos do Entardecer, 2015

Eu sou a Grama Tica!

Ouvi dizer que, para combater a crise, tínhamos de poupar nas palavras!…

” Nada de frases, nem de mensagens longas!” – impunha o decreto!

E ainda…

” Quem empregar frases de apenas três palavras tem direito a três entradas gratuitas na área da melhor livraria do país, eleita anualmente, onde poderá usufruir da abundância das palavras!”

Cogitei, cogitei, e reuni-me com o meus amigos: Alfa Beto, Diciona Rio, e… decidimos que iríamos pôr em prática o decreto, mas…
eis que num forte bater de asas, alguém abriu o bico.

– Eu decreto que sigamos o alfabeto! – declarou a andorinha Alvoraçada.

– Isso dizes tu, que andas sempre a voar! Mas, se te chamasses cambalhota, a tua conversa talvez fosse outra, pois seguirias o alfabeto de cabeça para baixo! – retorquiu, mostrando os meus dentes cheios de regras.

– Então, amiguinhas?!… – interveio o Alfa Beto com as letras aos saltinhos! Tenho de concordar com a andorinha! O seu ponto de vista tem lógica!

– Obrigada, Alfa Beto! Estava a ver que tinha de pôr a minha ideia a voar! Eu estou mais instruída! Poiso muito nos parapeitos de certas bibliotecas, mas ando oculta – foi uma técnica que aprendi no chat -, e resolvi observar, escutar, aprender! Até estou a pensar fundar a primeira escola andorinhal, mas … é uma ideia “muito à frente” e terei de usar muitas palavras! A Grama Tica tem de me ajudar!

– Muito bem, Alvoraçada! – aplaudiu o Diciona Rio! Terás uma preciosa ajuda, mas eu também posso colaborar.

– Eu também acho bem que as andorinhas vão à escola! Terás bons professores! – concordou o Alfa Beto.

– Obrigada pelo apoio, amigos! Eu sei que são os melhores mestres! Mas, vou contar-vos um segredo…

– Conta, conta! – insisti, curiosa.

– Então, eu conto. Na nossa escola é tudo na Base R, do respeitinho, por isso, não são admitidos jogos de asinhas entre os colegas, nem de bicadinhas, e ainda temos a Base A, de amigos!

– Apoiado! – exclamámos!

– Obrigada, mas ainda cogito sobre o decreto, e as frases com três palavras. Isto vai ser muito difícil para os seres humanos, mas podem sempre consultar o Diciona Rio e escolher as palavras mais económicas como se fossem ao supermercado, e deixar de usar palavras caras. Eu escolho uma palavra pequenina, simpática e doce: “Olá!” – continuou a Alvoraçada.

– Vamos fazer greve e fechar as nossas páginas – declarou o Diciona Rio! Mas, digo-vos que escolho a palavra: “Sorriso”.

– E eu elejo a palavra: “Amigo” – afirmei.

– Por mim, como manifestação de rejeição e para ajudar os falantes, proponho soltar as letras, que deixarão de andar de mão dada. Deste modo nem haverá uma palavra, pelo menos até que mudem o decreto – comunicou o Alfa Beto.

– Muito bem, amigos! – respondeu a Alvoraçada! Vou chamar as minhas irmãs e voaremos duas a duas com cartazes a dizer: “Greve das Palavras!” e poremos nas árvores outros com esta frase: “Olá, Sorriso Amigo!”

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: