As Brincadeiras da Nita e do Nito – Um Dia na Aula

A Janela da Muralha

 

A Nita e o Nito entraram na sala de aula. Ele parecia zangado. Ela sorria como lhe era habitual.

– Bom dia, meninos! Hoje vamos falar sobre os meses do ano! – informou a D. Bianela à turma!

– Sr.ª Professora, vamos falar sobre o mês de julho?!… – perguntou a menina alegre, a Ana Sofia, que nós conhecemos por Nita, diminutivo que adveio do seu primeiro nome, se bem que na escola a tratassem por Sofia.

– Também, Sofia! Mas, porquê esse interesse pelo mês de julho?!.. Pensava que preferias o dos nossos aniversários, o março, ou um das férias e até mesmo o do Natal – respondeu a professora surpreendida.

– Porque sim, Sr.ª Professora! É especial! É verdade que tem este nome por causa do Júlio César? – perguntou a menina alegre.

– Alguém quer responder à Sofia?!… – convidou a professora, dirigindo-se à turma.

– O sétimo mês do ano, o quintilis, passou a chamar-se julho em honra de Júlio César – afirmou o menino inteligente, o Nito, diminutivo do seu segundo nome, que não tinha lugar na escola onde era o Rafael. Mas, eu prefiro o janeiro, faz mais frio e eu gosto – continuou.

– Muito bem, Rafael! – elogiou a professora. Mas, pensei que preferisses o agosto para te deliciares na praia – adiantou a D. Bianela com um sorriso malicioso.

– Sr.ª Professora, o mês de julho é muito importante para a agricultura, e pede muita rega. E também para os jardins: podam-se os arbustos; reproduzem-se os crisântemos; tratam-se as roseiras; plantam-se os bons-dias; os amores-perfeitos, os “bem-te-lhe-queres” e mais flores; e também se colhem as primeiras sementes – declarou a Sofia muito entusiasmada!

– E a fruta?!… Ainda se colhem: cerejas, framboesas, ginjas, groselhas e os primeiros: pêssegos, damascos, ameixas, peras. As fruteiras ficam cheias à mesa – afirmou o menino inteligente muito sisudo.

– Muito bem, Rafael! – reiterou a professora. Mas, a Sofia ainda não nos esclareceu por que gosta tanto do mês de julho! Queres contar-nos?

– Pode ser, Sr.ª professora!… Porque… foi o mês em que o meu irmão nasceu! Ele já era inteligente antes de ter visto o mundo, que ele havia de correr, correr, até se cansar, mas escolheu este mês para nascer, e quase no fim, pois já sabia que ele tinha muita coisa para lhe oferecer! Tudo, ou quase, porque ele trataria do resto!…

– Ah! Sim? Mas, que bebé tão sabichão! E em que dia nasceu?!… – insistiu a professora curiosa e divertida.

– No dia 31, Sr.ª Professora! Aquilo foi um dia tão lindo, mas tão lindo e tão feliz!… Eu fui lá, à Casa dos Pescadores onde ele nasceu! Ainda era bebé, mas já queria rir e palrar, porque percebeu que eu estava ali, por isso abriu os olhinhos, que começaram a sorrir de mansinho, muito docinhos! Depois a minha mãozinha gorduchinha fez-lhe uma festinha e apertou a dele. Ele primeiro pensou que era uma bola, e ficou todo contente e vermelhusco, mas depois agarrou a minha. Foi um “facto”!

– Mas, que bonito, Sofia! Gostaria de ter presenciado! Mas, foi um “facto” ou fizeram…

– Fizeram um pacto, Sr.ª Professora! Vê-se logo! Ficaram amigos! – sentenciou o Rafael.

– Firmaram um pacto de irmãos-amigos para sempre, certamente! Obrigada, Rafael! Sempre claro e pronto no raciocínio. Curiosamente, uma amiga minha também deu à luz um menino nesse mesmo dia! E foi motivo de grande felicidade para todos! – acrescentou a professora.

– Oh! Que giro, Sr.ª Professora! Mas, esse menino não se chama Gabriel como o meu irmão, pois não? – quis saber a Sofia.

– Não! Deram-lhe o nome do avô! Mas, o filho da minha amiga honrou sempre o nome da família, e isso é muito importante!

– Dia 31! Hum! Que tem de especial? É mais um! Um dia ? Um ano? – questionou o Rafael.

– Sr.ª Professora, posso responder?!… – perguntou a menina alegre.

– Claro que podes, Sofia! Mas, depois também vou apresentar o meu ponto de vista, e o resto da turma irá pronunciar-se sobre um dia especial, a seguir ao intervalo.

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: