Gente Boa da Minha Aldeia – Os Magotes Domingueiros

Quilha de Barco-reflexos, 2012

Ao domingo, há magotes de homens maduros, se bem que de gerações diferentes, em vários pontos da minha aldeia.

Estão de pé, alguns encostados à parede de um edifício comercial que no seu auge não os acoitava.

Conversam! Por vezes, um ou outro deixa escapar uma palavra que faz perceber aos transeuntes o tema; política, futebol, pesca, notícia de última hora!

Sorriem e riem entre sim sem grande ruído!

Fazem pausas para cumprimentar quem passa com afabilidade, muitos citando o nome, outros o grau de parentesco.

No Jardim dos Repuxos Adormecidos, os magotes domingueiros espalham-se pelos bancos com lugar marcado pela frequência, e pequenas rodas mal configuradas à sua volta. Aqui a comunicação é mais restrita e indiferente a quem passa, exceto se a iniciativa for externa ao grupo.

Observam-se mais domingueiros pelos muros debruçados sobre o mar, mas em menor número; os temas dão primazia: ao mar , à faina, à escassez de recursos, à mutilação da aldeia e do país.

Mas… o privilégio de instalação para os magotes pertence aos que usufruem de “bancos”! Digo bancos, porque um banco dispõe de um espaço coberto no exterior, ideal para estarem abrigados do sol e da chuva; usei a forma plural, porque existem bancos de madeira, análogos aos do jardim das árvores que brincam com as estrelas, vista de que desfrutam, onde os homens mais maduros da minha aldeia, encetam acesas conversas, talvez motivados pelas condições do espaço.

Podemos encontrar ainda um magote de duas gerações junto à muralha do castelo donde soa muita risada temperada com gargalhada, e onde se programam grandes petiscadas. O grupo distingue-se ainda dos demais por duas particularidades: assiduidade diária; ampla vista sobre a praia e a baía, proporcionando-lhes o prazer  de assistir à partida dos barcos para a pesca e à sua chegada, bem como a despedida envergonhada, dourada e rubra do sol num abraço imenso!

Magotes domingueiros espalhados pela minha aldeia são marcas do dia, manta de retalhos colorida, convidando a alegria para as animadas conversas!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: