Gente Boa da Minha Aldeia – A Música da Gaita do Amola-Tesouras

Quilha de Barco-reflexos, 2012

Há muitos dias que  sou surpreendida pela insistência da música da gaita do amola-tesouras em todas as horas, repetidamente!

Confesso que estranhei esta disponibilidade permanente do amolador para afiar as facas e /ou  as tesouras,  sobretudo quando estas já estariam a repousar, depois de um dia de exaustivos exercícios em hábeis mãos!

Cheguei a admitir que, em tempos de crise, talvez o último amola-tesouras que pairou na minha aldeia, insatisfeito com o meter a mão no bolso, até ao fundo, das ingénuas e saudosas senhoras que confiando no seu: “É barato!” lhe entregaram os seus objetos preciosos, pagando mais do dobro do preço de uma peça nova pela amoladela, deixando-as irritadas por terem caído no canto do vigário incapazes de voltar-lhe as costas sem pagar ou, as mais honestas, resgatando a sua honra de não devedoras, contendo o desejo de torná-lo depositário da sua tesourinha de estimação, herança de família com muitas histórias, tivesse regressado confiante na sua sorte ludibriadora.

Ontem, porém, no meio de uma reunião soou novamente, muito próxima, a música da gaita do amolador! Fez-se silêncio! As senhoras presentes entreolharam-se expectantes!

Uma voz masculina disse, levando a mão à algibeira das calças:

“- É o meu!”

E… atendeu o telemóvel, afastando-se!

Sorri para dentro, cogitando que, afinal, as senhoras encantadas pelo “canto” da gaita do amola–tesouras estavam a salvo!

Curiosamente, acabo de ouvira a mesma música! Mas… já sei que não é o amolador, anunciando-se, nem chamando a chuva que nestes dias se convertera em frio, exceto numa noite em que só ela ecoava, batendo nas janelas, e rebolando-se na calçada!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: