Gente Boa da Minha Aldeia – A Lina

Quilha de Barco-reflexos, 2012 by lusografias

A Lina já era uma senhora quando a conheci. Vinha passar as férias de verão à terra, a casa da tia, que vivia ao meu lado, deixando para trás a capital e o ruído dos aviões.

Usava óculos, tinha o cabelo encaracolado, quase sempre preso, um sorriso grande e branco como uma interminável onda gigante, e uma voz clara e pausada!

A Lina gostava muito de levar algumas crianças do bairro à praia.

Íamos a pé, conversando e rindo, e no regresso não nos cansávamos de relatar as peripécias dos mergulhos, incentivados nos primeiros anos pela Lina, que fazia rodas connosco dentro de água, e ensinava-nos a apertar o nariz e a sentir o prazer da sua frescura nas nossas cabeças, a deitarmo-nos sem medo no mar, a aprendermos a bater os pés e a movimentá-los e aos braços, iniciando-nos na prática da natação, apoiados nas suas protetoras mãos abertas, que a pouco e pouco ia soltando, e a gostarmos do sabor a sal nos nossos lábios!

A Lina tinha uns vestidos de manga à cava e com decotes, e gostava de regressar a Lisboa com um tom achocolatado na pele, mas nunca partia sem ir despedir-se dos seus companheiros de praia, um a um, de casa em casa.

Percorro muitas vezes a avenida onde a Lina morava, e recordo-me com saudade do primeiro dia em que a visitei e à mãe, de olhos arremelgados para a correria dos carros lá em baixo, oposta ao deslizar sulcantes dos botes e das traineiras quase ao alcance das minhas mãos, a que estava habituada!

A Lina partiu no ano passado e nem se despediu da sua praia nem dos seus amigos!

Para ela fica este grato abraço de memórias com palavras e calor de verão da infância renascida, vaivém perene de sorrisos, de gargalhadas e de mergulhos – obrigada!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: