As Estórias da Tó – O Bordado do Bibe Branco

Crianças - Estórias da Menina Tó by lusografias

A Tó tinha dedo para a costura, e também um dedal, uma tesoura e várias agulhas, longas e pequenas, mas não sabia bordar e faltava-lhe: um bastidor, umas meadas de linhas de seis fios e uns desenhos de uma história infantil, para alindar o bibe branco da sua filhinha.

Hesitante, abriu o seu mealheiro e tirou algumas moedas!

Depois foi à “vila” – ao centro da povoação -, entrou na papelaria e pediu licença para ver os fascículos retangulares de capas apelativas sobre bordados – Mãos de Fada, Para Ti e outros, alguns com suplementos de minuciosas rendas.
Perguntou o preço, agradeceu e saiu.

Desceu a rua lentamente, e dirigiu-se à loja onde viu as cores das linhas e os respetivos preços. Saiu e mais uma vez não comprou nada!

Tirou a carteira do bolso do casaco, abriu-a e ficou a fazer contas mentalmente!

De cabeça e peito erguidos, adiantou o passo determinada!

Minutos depois, a Tó segurava um fascículo de bordados, uma folha de papel químico e um pequeno embrulho de linhas coloridas. Olhava-os orgulhosa com a suas compras, com o troco, perspetivando o bibe bordado, visivelmente satisfeita!

Rapidamente, pôs mãos à obra, tendo começado por copiar os desenhos da Gata Borralheira para o papel vegetal que tinha em casa, redesenhando-os cuidadosamente sobre o papel químico, que os copiava para o bibe branco!

A primeira parte estava pronta! Depois começou a bordar por observação do fascículo, partindo de um ponto simples que ia repetindo até encher os espaços, pois não tinha bastidor, nem sabia fazer matiz!

A menina ia seguindo a demorada pintura de pontos e linhas do seu bibe branco bordado, que estreou no 15 de Agosto, para ir à procissão, o qual mereceu elogios de muitos olhares curiosos, e proporcionou especial alegria à sua mãe, que a vestira de amor pelas suas mãos hábeis e persistentes!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: