A Árvore de Natal do Colchão de Papelão

Esta é a original árvore de Natal do colchão de papelão do Sr. Ninguém.

Os ramos secaram nestes últimos dezasseis anos, desde que lhe levaram a sua mãe de casa e, destroçado com a sua ausência, procurou a grande cidade, desconhecendo que ia ao encontro da solidão, uma companheira triste, fria e muda.
Só restaram as luzes que lhe avivam a memória da época festiva e aumentam a saudade dos Natais quentes de amor e alegria festejados com a família, modesta de bens materiais, mas abastada de valores e vivências.

O Sr. Ninguém sorri para a sua árvore de Natal e de tantos irmãos espalhados pela cidade, que como todas as árvores, não chega ao céu, o tecto que os abriga no desabrigo da sua existência e que eles pagam com o preço da sua mendicidade, aterrorizados com o cruel poder da autarquia, que insensível ao pagamento elevado dos seus impostos morais e discriminação social, persegue-os e despeja-os sem piedade, nem alternativa, despojando-os de bens pessoais: a foto da mãe, o lenço que o pai oferecera, o pente, que comprara na feira quando ainda era miúdo, o canivete do avô, uma página do livro de leitura da 1.ª classe!….

O Sr. Ninguém e todos os seus irmãos acreditam que a sua árvore de Natal é enfeitada todos os anos pelos seus progenitores, familiares e amigos, que lhes acenam do céu, enganando os responsáveis com outras ideias de gente que não tem dores na alma, nem o estômago colado às costas doridas do colchão de papelão, assente sobre as frias pedras da calçada, nem transporta guarda-roupas de plástico ao enfraquecido ombro, nem sonha com o Pai Natal, nem espera receber um presente, além de uma escassa esmola quente para aguentar o corpo de pé e enganar o frio!…

No alto do castelo, as BOAS FESTAS abraçam a cidade, mas são o Sr. Ninguém e todos os seus irmãos de rua que lhes sorriem no meio da sua tristeza.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: