A Minha Aldeia – O Carnaval

O carnaval nacional das (para) as crianças alimentarem as suas fantasias perdura accionado pelos jardins de infância e pelas escolas, mas, no geral despiu-se – e de que maneira! – da tradição nacional, esquecido da estação do ano que decorre na “ocidental praia lusitana”, enfeitando-se com plumas, exibindo o corpo descorado do longínquo bronzeado, ou mascarando-o com artificial “spray”, alegre nos enfeites, mas triste na pobreza da sua expressão, colorida, mas cada vez menos artística e representativa da identidade cultural de um povo.

Os eufóricos foliões da terra de Vasco da Gama circulam no desfile, apagados pelos “artistas” convidados, substituindo-se a activa participação dos três dias pela apatia da assistência despromovida do papel de actor, passando a mero espectador.

Nas brilhantes noites sobressaía a criatividade da maioria da população da vila fazendo jus à tradição, participando no encontro festivo em que ora o anonimato, ora a denúncia de um sorriso, de uma palavra graciosa vinda de uma voz conhecida, a particularidade na forma de andar, o “pezinho sempre no ar”, umas botas desabotoadas a espreitarem sob uma alva colcha de cetim, contrastando com verdadeiras obras de arte talhadas e confeccionadas antecipadamente por grupos, entre risadas, divertidas provas e lanches substanciais e interminavelmente gostosos.

O Vladimir há muito que não emprestava a sua juventude ao carnaval, o Al Berto deixara precocemente de dançar no apertado Casão, mas o Liberal ia orgulhosamente encostado aos seus carros, a Helena divertia-se de braço dado com a sua amiga, os “jovens” amadurecidos continuavam a disfarçarem-se de mulheres fatais e o Sr. Gomes lamentava que o carnaval fosse só três dias, mas ele continua com um novo rosto, um novo corpo, um novo ritmo e com os cabeçudos da nova geração.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: