O Avô Contador de Histórias – 12.ª Página

A avó Maria Claudina era a mãe do meu avô contador de histórias.

Morava numa casa pequena e baixinha, que eu achava triste, e que era igual às da “correnteza”, na companhia de uma filha afável, mas que não me recordo de ter visto sorrir, vestida de preto como a mãe.

No outro lado da rua, existia o campo de futebol cercado por uns esparsos pilares de alvenaria branca, à altura do peito de um adulto de pequena estatura, unidos por um arame, barreira entre os jogadores e os seus amantes, com marcas na terra batida, que uns homens caiavam cuidadosa e meticulosamente antes dos jogos – espaço recordado pelo Marinho ao longo da sua vida, mais pelo leite de burra que vendiam a vulso do que pelo futebol, no qual também se destacavam as pevides e os tremoços da “Ti´” Carlota e as alcagóitas do Zé das Torradinhas.

A avó Maria Claudina e a tia Carminha podiam assistir a este espectáculo sentadas à sua porta onde descansavam ao entardecer.

A minha (bi)avó era lavadeira; o seu rio, um pouco afastado do da nora, a sul, debruçava-se sobre uma piscina natural, ao lado da praia dos Búzios, local preferido pelas crianças, jovens e adultos que ali acorriam para tomarem os seus deliciosos banhos – a minha tia mais velha, sua neta, ainda usufrui deste prazer -, a qual passou a designar-se “Poça da Maria Claudina”- .

Foi neste lugar privilegiado que o meu tio mais alto e magro, lindo como o meu avô, que se atirava atleticamente de umas rochas junto ao Pontal e mergulhava nas águas transparentes da praia da vila, perante a surpresa e o aplauso dos conterrâneos e banhistas – e o tremor das minhas perninhas – aprendeu e ensinou o sobrinho Raul a nadar.

Os conhecimentos neste âmbito garantiriam a sobrevivência do meu primo, num dia que enlutou para sempre a vida da família, particularmente a do avô contador de histórias.

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

