O Avô Contador de Histórias – 11.ª Página

Esta fotografia reporta-se ao início da vida conjugal dos meus avós. Adivinho, por de trás do ar firme e vencedor do meu avô – viúvo e pai de cinco filhos; perdera também uma das gémeas -, um certo nervosismo pela conquista de tão bela, delicada e reservada princesa, que acolheria no seu regaço os filhos do marido – e descendentes – e tratá-los-ias com o reconhecimento de irmãos dos nove filhos que deu à luz.

Anos mais tarde, recordo-me, no dia de carnaval, em Fevereiro de 1964, os meus avós casavam-se religiosamente.

Este acontecimento causou grande euforia em toda a família, de um modo particular na minha mãe, incentivadora de legalizações matrimoniais – nada de “ajuntamentos” -, costureira de fatos de noiva e convidados, organizadora de copos-de-água e incansável cozinheira, mas principalmente de uma menina, a neta mais velha de ambos, que o avô já levara a tantos casamentos de príncipes e princesas, de gatas-borralheiras e príncipes, de mouras encantadas, de pedras e sapos, que se transformaram magicamente em seres lindos e bons.

Não consigo precisar o dia do mês, mas sei que havia desfile carnavalesco e foliões no circuito apertado da vila, e que os guarda-portões, ignorando os nossos fatos de festa, não queriam deixar-nos passar, sugerindo que fôssemos dar a volta pelos Penedos – um pequeno largo debruçado sobre o mar, sobranceiro à praia -, mas, depois de insistência da minha mãe, lá atravessámos o recinto, escoltados por um “importante” senhor.

A cerimónia, sustentada por sentimentos consolidados ao longo dos anos, decorreu marcada pela alegria, o culminar de um momento de partilha único e inesquecível, à qual se seguiu um banquete familiar.

O meu coração saltava de emoção, o meu rosto brilhava de sorrisos em sintonia com os dos noivos e da comitiva, apetecia-me dar daqueles saltos, que, por vezes, me eram proibidos – é fantástica a vibrante comoção que sinto ao reviver este conto de fadas!

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

