O Avô Contador de Histórias – 11.ª Página

Esta fotografia reporta-se ao início da vida conjugal dos meus avós. Adivinho, por de trás do ar firme e vencedor do meu avô – viúvo e pai de cinco filhos; perdera também uma das gémeas -, um certo nervosismo pela conquista de tão bela, delicada e reservada princesa, que acolheria no seu regaço os filhos do marido – e descendentes – e tratá-los-ias com o reconhecimento de irmãos dos nove filhos que deu à luz.

Anos mais tarde, recordo-me, no dia de carnaval, em Fevereiro de 1964, os meus avós casavam-se religiosamente.

Este acontecimento causou grande euforia em toda a família, de um modo particular na minha mãe, incentivadora de legalizações matrimoniais – nada de “ajuntamentos” -, costureira de fatos de noiva e convidados, organizadora de copos-de-água e incansável cozinheira, mas principalmente de uma menina, a neta mais velha de ambos, que o avô já levara a tantos casamentos de príncipes e princesas, de gatas-borralheiras e príncipes, de mouras encantadas, de pedras e sapos, que se transformaram magicamente em seres lindos e bons.

Não consigo precisar o dia do mês, mas sei que havia desfile carnavalesco e foliões no circuito apertado da vila, e que os guarda-portões, ignorando os nossos fatos de festa, não queriam deixar-nos passar, sugerindo que fôssemos dar a volta pelos Penedos – um pequeno largo debruçado sobre o mar, sobranceiro à praia -, mas, depois de insistência da minha mãe, lá atravessámos o recinto, escoltados por um “importante” senhor.

A cerimónia, sustentada por sentimentos consolidados ao longo dos anos, decorreu marcada pela alegria, o culminar de um momento de partilha único e inesquecível, à qual se seguiu um banquete familiar.

O meu coração saltava de emoção, o meu rosto brilhava de sorrisos em sintonia com os dos noivos e da comitiva, apetecia-me dar daqueles saltos, que, por vezes, me eram proibidos – é fantástica a vibrante comoção que sinto ao reviver este conto de fadas!

(continua)

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: