O Avô Contador de Histórias – 10.ª Página

Lembro-me de que decorei facilmente o “refrão” da história da “Cabacinha” – “não vi velha nem velhão, corre, corre cabacinha, corre, corre cabação” – e que a imaginava a rebolar a grande velocidade pela descida da ribeira como os meus tios deslizavam nuns carrinhos que entusiasticamente construíam, nos quais me era proibido entrar – e eu a sonhar sentir cócegas na barriga!

Participei poucas vezes nas suas brincadeiras, ao contrário da minha mãe, que, desobedecendo ao pai, divertira-se com os irmãos e ganhara-lhes muitos jogos de: pião, bilharda, berlinde – escusando-se aos carolos, quando estava em vias de perder, chamando pelo pai, alegando que os manos queriam que ela jogasse com eles -, mas deixavam-me ajudá-los a fazer as “estrelas” – papagaios de papel – e, por vezes, a segurar no cordel, quase sempre conjuntamente, sentindo-me, nesses breves momentos, embalada nas danças do vento.

O meu avô contador de histórias também me encantava quando calma e sabiamente preparava os seus cigarros, retirando o tabaco da onça, com as pontas dos dedos, dispondo-o tecnicamente sobre as tiras de papel-de-seda – mortalhas -, enrolando-as, colando-as com a língua, para depois se deliciar, mas não fumava ao pé de mim.
Não sei onde aprendeu, talvez na guerra onde combateu.

Eu acreditava que o tio Jorge, irmão do meu avô, um homem de grande porte, moreno, que usava um barrete preto como os pescadores da Nazaré, não sabia fazer cigarros, porque ele saboreava o tabaco no seu cachimbo – o primeiro que tenho memória de ter visto.

O meu avozinho recebia muitos amigos na sua casa, mas à mesa, no seu colo aconchegante, eu tinha sempre o meu lugar reservado.

(continua)

2 Respostas

  1. Que seria de nós sem avós, amigalhaça?
    amodoro-te, melheri!!!

    • Amigalhaça, sem avós não seríamos estas ricas mocinhas, legítimas herdeiras do seu saber e do seu encanto pelo mundo.

Deixe uma Resposta

