O Avô Contador de Histórias – 9.ª Página

O regresso a casa era marcado pela alegria, particularmente por mim, porque sabia que o galo grande e soberbo como um cão de guarda e feroz como um leão – “malino” -, não iria atirar-se à minha pessoa, como fazia com todas as crianças e alguns adultos, pois ia escoltada por todo o exército.

Recordo-me de que no dia em que o meu tio mais novo me disse, divertido, que o tinham morto, não acreditei, porque ele já me pregara partidas, referindo-me que a fera estava presa, tornando-me um alvo fácil para a sua agressividade, permitindo-lhe que me infligisse ferimentos, cujas cicatrizes perdi de vista das minha mãos com o decorrer dos anos. Naqueles momentos, recusava-me a transpor o portão, chamava pelos meus avós e ficava a chorar até que alguém de confiança viesse buscar-me, o meu avô – experimentaria sensações análogas, anos mais tarde, quando a Marília se divertia açulando-me o cão, impedindo-me de continuar o meu caminho para a escola.

As minhas tias mais novas esperavam-nos, sorridentes, deixando sobressair a sua beleza nas roupas simples e coloridas – anos mais tarde, seriam confeccionadas pala minha mãe. Ambas tinham tranças, iguais às das princesas que o meu avô descrevia nas suas intermináveis histórias, com as quais sonhava, mas que a minha mãezinha nunca me fez, receando que o meu paizinho se deixasse encantar por elas como o meu avô e não me permitisse cortar o cabelo – ela fora e continuaria a ser a mentora de inteligentes estratégias, para que as meninas da casa se livrassem das célebres tranças.

Depois de ter-se lavado e mudado de roupa, o meu avô sentava-me ao colo, inclinava o seu rosto e começava a contar-me histórias com entoações, ritmos e pausas próprias de um grande actor, enquanto a casa não era invadida pelo perfume dos deliciosos pratos da avó.

(continua)

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: