O Avô Contador de Histórias – 8.ª Página

Quando terminava a pescaria, o meu avô contador de histórias regressava vitorioso, abria a alcofa para eu poder ver o pescado: as salemas das Amarelas, da Terra Firme e das Lajes, os sargos e as douradas das Pedras de Sal, cuja grandeza e brilho dilatavam os meus olhos surpreendidos! Mas eu tinha medo de tocar-lhes e assustava-me quando algum peixe ainda se mexia, e sugeria ao meu avô que os deitasse ao mar para eles continuarem a nadar com as mães.

Ele sorria-me ternamente e explicava-me que os peixinhos gostavam de alimentar os homens, que iria vender alguns para comprar pão e outras coisas, e que a avó iria preparar outros para comermos.

A minha avó observava-nos e ia entregando as alcofas de roupa lavada, seca e dobrada aos “moços”, para as transportarem.

Regressávamos pelo caminho do farol, condomínio fechado cheio de magia, torre de contos de fadas pintados pelo avô. Que lindo que ele era por dentro com as escadinhas em caracol, com os corrimões de corda grossa de navios, com os cromados espelhados e, sobretudo, com as brilhantes e gigantescas lentes reflectoras de luz para toda a costa, indicadores da sua aproximação para os pescadores no meio dos ciclones.

O farol estava associado ao marido da D. Palmira, vizinha muito querida, o Sr. Falcão, faroleiro, homem baixo, distinto, educado, sorridente, que tinha um regador verde, grande, lindo, que ele enchia de água cantante da fonte, para depois alimentar as maravilhosas flores do seu jardim! E que também sabia arranjar relógios!

No caminho, havia camarinheiras, arbustos rasteiros com frutinhos brancos, quase transparentes, redondinhos, agridoces, deliciosos! – havia quem preferissem as camarinhas maduras, acastanhadas, por serem mais doces, mas eu achava-as moles. E eu ia parando, colhendo-os, provando-os, sob o olhar compreensivo e doce do avô, que não me deixava ficar para trás, e que sobre tudo o que via, sentia, descobria, tinha algo para me contar.

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

