O Avô Contador de Histórias – 5.ª Página

O avozinho contador de histórias costumava ir com os “moços” – filhos e neto Raul, órfão do bondoso tio Francisco – à pesca para as “pedras” e levava-me para me deixar no rio com a avó de pele alva e olhos celestiais, a fazer-lhe companhia, enquanto ela lavava a roupa das senhoras ricas da vila e também as da casa.

Pelo caminho, quando ainda não tinha sido plantada a floresta, nem construída a casa onde o guarda habitaria com as suas lindas e recatadas filhas, atravessávamos medos e percorríamos areais até chegarmos à costa.

Eu adorava aquela aventura, por isso, ia ficando para trás, admirando tudo à minha volta, tocando em tudo o que encontrava, perguntando-lhe se ainda faltava muito quando as minhas perninhas de modelo, que a minha mãe insistia em tapar com saias mais compridas, porque não tinham graça nenhuma, começavam a tremer.

Era nestes momentos que o avozinho contador de histórias erguia a sua voz forte como a do mar que me acordava nas noites de Inverno, ordenando aos meus tios que me pegassem ao colo, mas eu, com os meus instintos de princesa, reclamava uma cadeirinha; depois de me sentarem nos braços e mãos entrelaçados lá seguíamos, eu orgulhosamente instalada no meu trono de amor, eles rindo-se entre si ou com as minhas perguntas, desfalecendo ao ponto de quase me deixarem cair, divertindo-se com os meus pedidos de socorro.

Nova intervenção do avozinho salvador, umas ameaças de “chapadões nas ventas” dos moços, que se esgueiravam, e a minha ascensão ao supremo trono, quase a tocar no céu, às cavalitas do avô – neste momento consigo avistar a rota que descrevi e o mesmo mar ao fundo; isto é felicidade!

(continua)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

